domingo, 25 de junho de 2017

O tempo interno e as pausas

"Adoro as pausas entre as canções..."
Quando eu era criança eu gostava muito de uma música que tinha essa frase, e essa frase me fez começar a reparar as pausas entre as canções, e eu realmente adorava aquele momento de silêncio entre uma música e outra, me transmitia uma sensação muito boa, mas que eu não entendia muito na época.

Hoje venho pedir pra vocês refletirem profundamente sobre a importância das pausas. Você se permite dar pausas? No seu dia? Na sua vida? E as pausas internas no turbilhão dos pensamentos, sentimentos e emoções? A maioria de nós não se permite, mas...porque?


A nossa sociedade nos impõe e valoriza uma aceleração e um modo operante contínuo, sem pausa. A pausa se tornou sinônimo de preguiça, de postergar, e estamos caindo nessa armadilha sem perceber o mal que isso nos faz. Nosso corpo muitas vezes precisa adoecer, pois chegamos num limite tão grande de exaustão que ele nos obriga a parar. Acreditamos fortemente que "não temos tempo", "não da pra parar", "não posso não fazer todas as milhares de tarefas", acreditamos realmente que todas são essenciais e nos cobramos realiza-las, porém nos esquecemos do que é mais essencial: nós mesmos. 

Essa forma de viver é tão forte que já esquecemos o que são as pausas de verdade. Pausa não é ver um filme, não é ficar rolando a tela do faceboook vendo a vida dos outros, não é ler matérias online, não é ver novela, não é nem ouvir uma música ou viajar...Isso tudo ainda são estímulos que absorvemos e que precisamos digerir. Não estamos nos dando tempo de digerir nada, e quando eu falo de digestão não estou falando apenas da alimentação.
Nutrição é tudo que a gente absorve. Cuidar da sua própria nutrição é cuidar de tudo que "entra" no seu corpo, no seu ser.



Você já parou pra pensar em quanta coisa você está absorvendo por hora? Por minuto? Todos os dias? Quanta informação, quanto estímulo, quantas imagens, palavras, símbolos...todos eles acessam nosso inconsciente de alguma forma e geram emoções e sensações, muitas vezes sem que a gente perceba conscientemente. A tecnologia hoje, principalmente a internet, nos mantém mergulhados num excesso incomensurável de informações por segundo, as quais mal temos tempo de assimilar, quanto mais de digerir, porém tudo isso está "entrando" em nosso ser, tudo isso está indo de alguma forma pro nosso inconsciente, fazendo parte de você. Já parou pra pensar o quão forte isso é?

Do que estamos nos alimentando então? Será que estamos realmente escolhendo esse alimento? E estamos nos dando tempo de digeri-los? O quanto nós estamos viciados nessa aceleração e nesse excesso de estímulo, e acabamos nos dando mil desculpas pra não parar, enquanto no fundo a verdade é que nos viciamos nessas sensações? O quanto nosso ego acredita que precisamos ser assim, "antenados", "ligados no 220Volts", para sermos valorizados na sociedade, e muitas vezes, valorizados por nós mesmos?


Todo ciclo precisa de pausas, antes de um recomeço, após um encerramento, após uma grande ideia surgir e antes de realizá-la, após a realização de um projeto...
O corpo precisa de tempo pra digerir o alimento, a terra precisa de tempo pra germinar a semente plantada, estamos querendo alterar o tempo natural dos ciclos da vida, da natureza. Todos nós temos nosso tempo interno, nossos ciclos internos, o quanto estamos desrespeitando eles? As mulheres mais ainda, com seu período lunar de sangramento, de renovação, que é naturalmente um momento de introspecção, onde nos sentimos mais cansadas fisicamente, mais lentas...O quanto estamos violando o nosso corpo, a nossa natureza?


Comece a olhar para o seu tempo interno e respeitar ele, comece a sentir de forma mais consciente o seu corpo e entender as pausas que ele necessita. Mesmo que seja por 5 minutos diários desconecte-se do externo e conecte-se com o interno, com você mesmo, com seu ser. Pare, respire fundo e escute o que ele pede.
Não esqueça que não somos máquinas, logo não podemos e não devemos nos comportar como elas. Somos natureza, então volte-se para a sua, enquanto ainda dá tempo.


Um comentário:

  1. Adoro o infinito de um momento mágico. E na tua presença todos os momentos são infinitos. Que bom que possas transmitir essa sabedoria genuína, intuitiva para tantas pessoas 😍 Parabéns princesa!

    ResponderExcluir