sábado, 3 de fevereiro de 2018

Ânima Ânimus e o Casamento Alquímico

Um dos aspectos mais importantes que Jung desvendou sobre o inconsciente foi a existência da Ânima e do Ânimus. Segundo ele todos nós temos aspectos masculinos e femininos inconscientes, independente de gênero, e parte do processo de auto conhecimento é aprendermos a integrar esses dois aspectos, que muitas vezes parecem opostos, mas na verdade são complementares.

Essa integração na alquimia se chama "Casamento Alquímico".


O outro pode nos servir como um espelho e auxiliar nessa integração, claro se não repelirmos ou julgarmos o que não compreendemos, como costumamos fazer.

Esses aspectos normalmente são extremamente reprimidos em nós, pois a nossa sociedade impõe padrões de comportamentos para cada gênero e assim acabamos por reprimir a outra energia, que não estaria de acordo com o comportamento exigido pela sociedade.

Por exemplo existe o censo comum de que mulheres são muito emotivas e homens mais racionais, porém o quanto isso é uma realidade biológica ou um comportamento imposto pela nossa cultura? Difícil dizer...O que sabemos hoje, o que Jung observou em seus estudos, é que de qualquer maneira todos os seres humanos tem dentro de si as duas energias, masculina e feminina, porém normalmente uma está mais reprimida, logo mais inconsciente que a outra.

O objetivo de equilibrar esses dois aspectos, que como já disse se complementam e se tornam um, é nos tornarmos mais inteiros, mais completos e mais conscientes de si. Assim diminuímos consideravelmente a busca por algo externo que nos "complete" como vemos nos relacionamentos românticos.

Já somos completos. Já somos inteiros. Não precisamos de nada para tapar nenhum buraco ou preencher faltas. Se a relação se baseia nisso provavelmente se tornará uma relação de dependência ou co-dependência, como são a maioria das relações.


O "casamento alquímico" se trata de uma transformação e integração interna, que muitas vezes pode ser promovida por uma integração externa se estivermos conscientes das nossas relações. Se observamos o que nos incomoda no outro, se observamos o que admiramos no outro, com consciência de que tudo aquilo também faz parte de nós, permitimos que o outro nos mostre o que sozinhos muitas vezes não somos capazes de ver. E se não ficarmos reativos, permitimos que o outro nos ajude a trazer do insciente essas características que acreditávamos que não tinhamos, mas que estão lá em potencial. E aí que se faz a integração, a alquimia.

"O encontro de duas personalidades é como a mistura de dois corpos químicos: se tem lugar a combinação, ambos se transformam” (Carl Gustav Jung) 

Já está na hora de procurarmos ficar mais atentos as relações que o universo coloca em nosso caminho, nada é por acaso, esteja consciente da complementariedade de todas as energias no universo. Uma não existe sem a outra, assim como o caos não existe sem a ordem, assim como a vida e a morte, a dor e a alegria, tudo é complementar e tudo é parte da natureza essencial do universo.

10 comentários:

  1. Muito bom o texto. Grata por compartilhar. Sou uma estudiosa de Jung....adoro ele

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Lendo em 2022. Faz todo sentido! O desafio agora é encontrar...

      Excluir
  3. Excelente! Claro e conciso, mas muito esclarecedor ! Parabéns e obrigado

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Eu quase nunca comento em blogs, mas este texto foi muito bom! Parabéns e gratidão!

    ResponderExcluir
  5. Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará
    Leiam a bíblia isso tudo é engano pra ti levarem longe da verdade e acabar com o casamento e relacionamento de VCS !!!

    ResponderExcluir