sábado, 17 de fevereiro de 2018

Auto Cuidado: Se responsabilizando pelo seu bem estar

Como anda o seu auto cuidado?
Você tem feito bem pra você mesmo?

Muitas vezes reclamamos das circunstâncias "externas" do nosso dia a dia, ou de pessoas que "nos fazem mal" de alguma forma e não percebemos que o pior "mal" é aquele que fazemos com a gente mesmo. Ou o que permitimos que façam.
De hoje em diante observe como você está alimentando o seu corpo e a sua mente.
Alimento é tudo que você "coloca pra dentro" de você. Não só a comida e a bebida em si, como as palavras que você ouve e pensa, as pessoas que convive e conversa, os filmes que vê, as músicas que escuta...tudo isso é alimento e às vezes é preciso um detox!


Estamos muito acostumados a colocar a responsabilidade sobre o nosso bem estar fora da gente, culpamos a nossa rotina corrida, o trabalho que nos exige demais, ou as tarefas da casa e filhos, a família que nos solicita, amigos com problemas que queremos ajudar...enfim sempre culpamos as circunstâncias e costumamos afirmar que não temos tempo suficiente para cuidar da gente mesmo. Mas será que isso é verdade? 

Você já parou pra pensar que no momento que coloca a responsabilidade fora de você, no outro ou nas circunstâncias, você imediatamente se torna incapaz de mudar?

É como se você literalmente desistisse. Nós não temos como mudar o outro, ou as circunstâncias externas que não dependem de nós, e se você acredita que a "culpa" pelas suas dificuldades e problemas está no outro ou nessas circunstâncias, você se declara imediatamente incapaz de transformá-las. Já pensou como isso é forte? 

A partir do momento que você se responsabiliza pelas suas ações, pelas suas escolhas e pelas consequências delas, você retoma as rédeas da sua vida. A partir do momento que você se responsabiliza você retoma o seu poder! Essa é a chave de qualquer transformação. O poder pela sua vida e pelo seu bem estar, é seu! Isso não é maravilhoso?


Então, sim, você pode encontrar um tempo para cuidar de si, e isso deveria ser sua prioridade!
Afinal se não estivermos bem como vamos trabalhar bem? Ou ajudar um amigo ou um parente? Não podemos doar energia se estivermos sem energia dentro de nós. Então primeiro olhe para você, sinta o que seu corpo e sua mente precisam e não caia nos vícios dos hábitos...

Temos diversos hábitos destrutivos na nossa rotina e esses hábitos mascaram o que nosso corpo realmente precisa. Muitas vezes sentimos vontade de beber uma bebida alcoólica ou comer algo gorduroso ou cheio de açúcar, e acreditamos nessa vontade, porém essa vontade não é natural, ela é um hábito que criamos provavelmente por algum motivo emocional (estresse, fuga das emoções, etc). Precisamos ficar mais atentos ao que está "por baixo" desses padrões e ouvir o que nosso corpo e nossa mente realmente precisam. 


A meditação é uma dica, meditar diariamente ajuda muito a entrar em contato com nossas necessidades naturais. Então uma dica importante para começar a se cuidar é: Medite todos os dias, por 5 minutos que seja. Preferencialmente ao acordar. Você já estará dando o primeiro passo no caminho do auto cuidado, separando 5 minutos diários só pra você e para o seu bem estar e ao mesmo tempo estará entrando em contato mais profundo com você e com as suas necessidades naturais.

***
Não sabe meditar? Quer aprender e começar a incluir a prática na sua rotina?
Entre em contato comigo que eu posso te ajudar! (mesmo à distância!) :)
(22)999630564
https://www.facebook.com/vanessamartins.terapiajunguiana
vanessa.cmartins@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário